Salário-maternidade: Um direito que protege a mãe e honra o dom da vida

  • 06/08/2025
Salário-maternidade: Um direito que protege a mãe e honra o dom da vida
Salário-maternidade: Um direito que protege a mãe e honra o dom da vida (Foto: Reprodução)

A maternidade é um presente de Deus. Gerar uma vida, cuidar de um filho, amamentar, acalentar... tudo isso exige tempo, amor e presença. Por isso, nossa legislação garante um direito muito importante às mães: o salário-maternidade.

Esse benefício é pago pelo INSS e serve para assegurar que a mulher possa se afastar do trabalho e viver o início dessa nova jornada com dignidade, sem preocupação com a renda.

Quem pode receber?

O salário-maternidade é um direito de muitas mulheres, como:

- As que trabalham com carteira assinada;

- Empregadas domésticas;

- Mulheres que contribuem por conta própria para o INSS;

- Agricultoras e trabalhadoras rurais;

- Até mesmo mães desempregadas, se ainda estiverem no chamado período de graça, ou seja, com a qualidade de segurada preservada.

Agora, essa informação é atual! Se a data do nascimento de seu bebê foi á partir de 05/04/2024, uma recente decisão doSTF garante o pagamento do salário-maternidade desde que você tenha ao menos uma contribuição ao INSS. É isso mesmo!

Por quanto tempo e quanto se recebe?

O benefício é pago durante 120 dias, começando até 28 dias antes do parto, se necessário. O valor vai depender do tipo de vínculo com o INSS, mas sempre busca garantir o sustento da mãe nesse tempo tão especial.

Em caso de adoção, guarda judicial para adoção ou até parto de bebê natimorto (nascimento sem vida), o direito também é garantido. Mesmo diante da dor, a lei reconhece a importância do acolhimento e do luto com dignidade.

Como solicitar?

É simples: pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Basta apresentar documentos como RG e CPF, certidão de nascimento do bebê, e comprovantes de vínculo ou contribuição. Um advogado especialista também pode ajudar nesse processo.

Por que isso importa?

Em Provérbios 31, vemos que a mulher virtuosa cuida do seu lar com sabedoria e força. Mas também merece ser cuidada. O salário-maternidade é uma forma de a sociedade reconhecer esse papel essencial da mulher na formação de vidas e no fortalecimento das famílias.

Se você conhece alguma mãe que teve bebê ou está esperando, compartilhe essa informação. A maternidade é uma bênção — e todo cuidado com a mãe também é um ato de amor.

 

Ailton Trento Jr. (@ailtontrentojradv) é pastor, intercessor e advogado especialista em Direito Previdenciário. Pós-graduado em Direito da Assistência Social e Prática Previdenciária, atua como advogado prestando atendimentos online para todo o Brasil e presenciais na capital de São Paulo. É casado com Claudia e pai de duas meninas, Kauanne e Giovanna.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A Previdência Social e o cuidado com o próximo: Uma expressão de amor cristão

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/ailton-trento-jr/salario-maternidade-um-direito-que-protege-mae-e-honra-o-dom-da-vida.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes