“Nada faltando, nada fora do lugar”: Pastor explica o real significado do shalom de Deus

  • 17/07/2025
“Nada faltando, nada fora do lugar”: Pastor explica o real significado do shalom de Deus
“Nada faltando, nada fora do lugar”: Pastor explica o real significado do shalom de Deus (Foto: Reprodução)

O pastor Joel Engel falou nesta terça-feira (15) sobre o conceito bíblico de shalom, revelando que a verdadeira paz vai muito além da ausência de conflitos. Para ele, shalom é uma realidade que afeta todas as áreas da vida — física, emocional, financeira e espiritual. 

“Quando Jesus envia os discípulos e diz: ‘Paz seja nesta casa’, Ele está dizendo: ‘Que haja shalom! Que essa casa se alinhe com o céu”, destacou.

O pastor ensina que a palavra shalom (שָׁלוֹם) em hebraico é muito mais do que a simples tradução para “paz”. Derivada da raiz sh-l-m, que significa “completo” ou “inteiro”, carrega a ideia de integridade, plenitude, bem-estar e harmonia. 

No contexto judaico, ela representa não só a ausência de conflito, mas o estado em que tudo está em ordem. Quando um judeu saúda alguém com shalom, ele está, na verdade, desejando que essa pessoa tenha uma vida equilibrada, próspera e alinhada com Deus.

“Quando você entra numa casa e vê que tem coisa fora do lugar, que tá faltando isso ou aquilo, diga: Shalom! Porque shalom é isso: nada faltando, nada quebrado, nada fora do lugar. Nada estragado. Nada desorganizado. Nada esquecido ou deixado pra depois. Tudo em ordem”, disse Engel.

E completou: “Entrou numa casa e tem doença? Se entrou a paz, vai entrar cura. Tem briga, desunião? A paz chegou, a reconciliação vem junto. Tem luta financeira? Quando o shalom entra, a provisão se manifesta. Onde entra a paz de Deus, o caos tem que sair.”

Shalom: um dos nomes de Deus

Com base em Juízes 6:24, onde Gideão chama Deus de Jeová Shalom, Engel explica: “Shalom é um dos nomes de Deus. Os nomes de Deus são muitos — são 72. Cada nome se refere a uma emanação de Deus, uma atividade, algo que emana Dele. Por exemplo: Jeová-Rafá quer dizer Deus cura. Jeová-Jiré, Deus provê. E Jeová-Shalom fala de paz.”

Ele ensinou também que o princípio de shalom está ligado à ideia de ordem: “Ordem é o oposto de desordem. E onde há desordem, não há como prosperar, porque Deus não habita no caos. Ele se manifesta onde há ordem.”

Engel explicou que o primeiro a sair da paz foi Lúcifer, ao tentar usurpar o lugar de Deus. “O problema que tornou ele um demônio foi que ele quis ocupar o lugar do Executivo no céu. Esse é o pecado chamado rebelião. Um pecado contra a autoridade. E é um pecado sem perdão… porque sempre traz consequência.”

Aplicando esse princípio à vida cotidiana, ele ensinou: “Na sua casa, por exemplo, o marido é a autoridade. Quando a mulher quebra isso e quer mandar, nunca vai dar certo. Quando um filho quer se colocar no lugar do pai — fazer as coisas sem a autoridade do pai — nunca dá certo.”

Para Engel, a ausência de shalom revela a presença do maligno. “Quer saber se Satanás está num lugar? É só ver se está fora de ordem.”

Como alcançar o shalom?

O pastor ensinou que a porta de entrada para o shalom é reconhecer a autoridade de Deus e andar em obediência. 

“Você quer ter o shalom de Deus? Coloca a casa em ordem! A primeira parte para entrarmos no shalom de Deus é entender que, desde a criação do mundo, o primeiro que se rebelou foi Lúcifer. E isso o tirou do shalom.”

Um dos pontos que chamou a atenção foi o significado de shalom como “pagar”: “Você sabia que no hebraico bíblico, a raiz da palavra shalom também significa completar, restituir, quitar uma dívida? Quando você compra algo e paga, isso é shalom — você está tornando aquilo completo, resolvido. E isso nos faz lembrar que Jesus pagou o preço da nossa liberdade. Ele quitou a nossa dívida com Deus para que pudéssemos viver em paz, completos Nele.”

De forma prática, Engel afirmou que o cristão pode experimentar a shalom em todas as áreas da vida:

“No judaísmo, shalom é alinhamento completo com Deus e com a comunidade. No cristianismo, é a paz que excede todo entendimento, fruto da justiça, reconciliação, transformação, resultado da obra de Cristo.”

Veja a pregação completa:

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/nada-faltando-nada-fora-do-lugar-pastor-explica-o-real-significado-do-shalom-de-deus.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes